terça-feira, 27 de abril de 2010

RESGATE DA ORIGEM DO SATED RJ

Em 1918, por idealização do ator, dramaturgo e empresário Leopoldo Fróes, o RETIRO DOS ARTISTAS, sediado em Jacarepaguá, surge com a missão de defender os interesses dos artistas brasileiros da época.

Durante muitos anos o Retiro acumulou as funções assistenciais e de defesa dos artistas idosos e desempregados. Após a criação do Ministério do Trabalho, o RETIRO DOS ARTISTAS passa a ser a entidade oficial representante da classe artística ao receber a sua Carta Sindical em 1931.

Até 1964 o RETIRO DOS ARTISTAS dividiu suas atividades em duas funções primordiais: a assistência ao artista necessitado e a luta sindical.

Com a fundação do SATED RJ, os artistas do Rio de Janeiro passam a contar com duas entidades irmanadas na defesa de seus interesses. E tem sido assim ao longo dos anos.

Muitas vitórias alcançadas nessa trajetória trouxeram aos artistas do Estado do Rio de Janeiro mais assistência, dignidade, respeito.

Destacamos porém, um período de importância histórica para as duas entidades. De 1995 a 2007, Stepan Nercessian esteve à frente das duas entidades e permanece até hoje à frente do Retiro.

Este período é marcado por um incontestável desenvolvimento das duas entidades, com grandes benfeitorias em seus espaços físicos e no atendimento aos seus associados.

O SATED RJ hoje em sua sede dispõe de um andar inteiro totalmente equipado para o atendimento de inúmeras necessidades de seus associados, incluindo atendimento jurídico, médico e odontológico. O RETIRO DOS ARTISTAS passou por obras de ampliação e de reestruturação, oferecendo hoje aos seus residentes os melhores cuidados possíveis, disponibilizando-lhes residências dignas, ambulatório, refeitório, lavanderia, piscina, pátio externo, cinema e teatro, proporcionando uma melhor qualidade de vida e promovendo ainda o desenvolvimento sociocultural da comunidade, através se seus cursos, atividades e eventos.

Portanto, entendemos que a manutenção desse trabalho e das parcerias entre essas duas entidades irmãs se constitui no caminho certo a ser trilhado.

A Chapa 2 RESGATE apóia incondicionalmente o RETIRO DOS ARTISTAS, por tudo que tem representado para a nossa classe ao longo desses últimos anos.

Amparar o artista que já se retirou de cena é dever de toda a classe artística, e o SATED RJ, como representante legalmente constituído dessa classe não pode simplesmente lhes dar as costas numa atitude covarde e desumana, como foi anunciado na reunião de lançamento da chapa da situação no dia 12 de abril no Teatro Princesa Isabel.

Lamentamos lembrar que tais atitudes já vem sendo praticadas contra os artistas idosos, como no triste episódio do falecimento no nosso colega Joaquim Theodoro, o Quim Negro, em março de 2009 que foi enterrado em cova rasa no cemitério do Caju, sob a justificativa de que o Sindicato estava sem dinheiro. O que mais nos causa revolta é o fato de que em dezembro de 2008, a ex-Secretária Geral do SATED RJ recebera da Entidade cerca de R$73.000,00.

Nosso compromisso com o artista do Estado do Rio de Janeiro vai além dos interesses político-partidários ou pessoais. Queremos resgatar a solidariedade e a dignidade também para o artista idoso, a quem o SATED RJ deve a sua própria existência.

Chapa 2 RESGATE JÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário